quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Apaixonando-se e desapaixonando-se: a difícil tarefa do desapego

Por muitos anos da minha vida acreditei em almas gêmeas e fui uma romântica incurável. Um pé na bunda é sempre difícil de aceitar, ainda mais quando você acredita em predestinação, em deuses e anjos dizendo para você não desistir. Com a maturidade vindo e novas experiências acontecendo coloquei-me numa posição mais neutra e observadora. Passei a aceitar que, se uma pessoa não te ama mais ou ainda não, dificilmente você conseguirá fazer ela te amar, por mais que você seja legal, seja provocante, depois esnobe ela, depois vire a melhor amiga. Percebi que todos os esforços são em vão, porque o amor vem naturalmente. Não adianta fazer que nem aquela “Cristina” (Flávia Alessandra) da novela Almas Gêmeas. Parece que tudo o que se faz para conquistar um homem só afasta mais ele, basicamente porque as pessoas se sentem intimidadas quando qualquer coisa começa a cercar elas demais.

Então aquele poema que diz “cuide do seu próprio jardim” continua sempre valendo. Parece que tudo o que você quer demais escorrega mais rapidamente pelos seus dedos, então analise com uma lupa cada novo cara que conhece. Vá devagar pra conhecê-lo, pra saber se vale a pena. Não se afobe para dizer “sim” a cada novo convite que ele faz; olhe sua agenda, marque para outro dia ou diga que vai ligar quando puder. Não se apaixone por ilusões, só pela realidade dos atos dele. Admita que, se não o conhece direito ele pode sempre estar te enganado. Tenho uma amiga que namorou 3 meses um cara e foi descobrir depois que nem o nome dele era o mesmo da carteira de identidade. Proteger-se é palavra de ordem num mundo de malucos e com tanta doença rolando por aí. Será que ele não pode ter mulher e filhos? Pense nas possibilidades e descarte-as. Ser amante é de muito mal gosto e não queremos isso. Não queremos ser humilhadas e feitas de boba.

E por que desapaixonar-se é tão difícil? O princípio é quase o mesmo. Não se baseie somente no passado, tente pensar na realidade dos fatos do presente: se a relação tá legal, se a pessoa é legal, fiel e carinhosa. A história de amor, por mais bonita que seja tem que ser bonita no presente e não só no passado. Se o cara não te respeita mais, não vai ficar com ele porque “um dia” ele respeitou. Analise tudo racionalmente e, de novo, não viva de ilusões. Se ele arranjou outra não adianta chorar. Vale sim perguntar-se o que aconteceu e ver que tudo tem sempre dois lados. Adoro as frasezinhas: “Ninguém é perfeito para ninguém” e “Ninguém é obrigado a amar ninguém”. Ou seja, se ele não se mostrar interessado, nem se estressa. O mundo dá tantas voltas...e ninguém imagina o que tem logo ali depois da curvinha.

Um comentário:

  1. Anônimo5/8/10 22:24

    Temos medo da solidão e muitas vezes nos submetemos a relações opressoras. Concordo em tudo que escreveste, a mulher tem que ser valorizar e saber que tem sempre alguém a sua espera melhor queo passado!

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Fala Garota!!